Menu

Tribo das pescoçudas das montanhas do norte da Tailândia: um lugar onde 'long neck' não é cerveja


Fomos conhecer as tribos das montanhas do norte da Tailândia, dentre elas lahuakhalesu e karen, as famosas "pescoçudas", ou, como elas são conhecidas aqui, long neck.

Esses povos vivem nas montanhas ao norte de Chiang Mai, e achei tudo muito legal, elas são lindas, as fotos ficaram ótimas (na minha opinião, hehehe), mas achei elas meio tristes...




A Tailândia é, como eu digo, primeiro mundo. 

Viajar por aqui é como viajar por uma Europa barata. Talvez por isso eu tenha estranhado tanto o modo como vivem essas tribos, em cabanas de palha, no meio do mato, numa miséria bárbara.

Eles são originários de Burma, e o governo da Tailândia os considera estrangeiros. Engraçado que eles mesmos não se dizem "estrangeiros", mas sim "alienígenas".

É verdade, fiquei até meio constrangida de pedir para tirar fotos das mulheres. Claro que elas estão ali para isso, se prestam, ganham dinheiro e vivem disso, mas fiquei imaginando que horror deve ser viver ali, em meio à pobreza, desesperadas para vender algum artesanato - tudo feio e altamente inflacionado.

Desde pequenininhas vivem ali como bichinhos, como se fossem peixinhos num aquário, sendo fotografadas o dia inteiro pelos turistas, especialmente as criancinhas - fiquei com pena!!

Quem adorou o passeio foi o pequeno viajante. 

Se encantou com os pintinhos, porquinhos, cocós, brincou com as crianças das tribos...ferveu tanto que, quando chegamos na tribo karen (a das long neck), ferrou no sono. 

Saiu dormindo nas fotos!!!












alguns dos poucos sorrisos que encontramos por aqui...












elas vivem de fazer e vender tecidos





o Lipe sempre dá jeito de fazer novos amigos!






bom ver essa risada...



desde pequenininha 'em exibição'

as vilas são assim



linda!

Felipe negociante: "no, thank you!"


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: